beruby.com, o portal onde podes poupar!
Pode passar de boca em boca, da leitura até ao "mãos à obra", do ver para aprender ou até mesmo do saber que não ocupa lugar ... mas tudo passa pelas mãos de quem faz! E aí sim está a verdadeira arte do Ser Humano!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma boa maneira de poupar nas prendas de natal (3)

(imagemr retirada da internet)
Este já o ponto 3. Nos post anteriores (este e este e este) referi algumas medidas mais práticas dos meus cabaezes de natal mas este post abrange outras ideias. O cinto cada vez está mais apertado e eu quero mostrar que há coisas giras que podemos fazer ou até mesmo tomar medidas para ajudar nas poupanças do nosso dinheiro para quando chegar à altura de partilha, de estar com a família e amigos, a altura do peru assado, do borrego, das fatias douradas, das rabanadas e azevias...
Se dissermos que o Natal é a época do ano de maior esforço finançeiro para grande parte das pessoas, aposto que todos concordam. Embora as prendas sejam apenas uma parte da quadra natalícia, representam uma fatia significativa da quantidade de dinheiro gasto nos dias e nas semanas que antecedem o dia 25 de Dezembro. 
E para não falar que muitas das vezes temos familiares ou amigos próximos que fazem anos no mesmo mês, o meu A é logo dia 18.

Portanto, porque não começar já a pensar nos presentes para o natal?

Apontem estas dicas para ajudar-vos a não sentir tanto a carteira a esvaziar:

  1. Só porque os seus amigos vão oferecer uma prenda cara ao seu filho, não quer dizer que tenha de fazer o mesmo com os deles. E também não tem de comprar tudo aquilo que os miúdos escreveram na carta ao Pai Natal. Escolha o espírito natalício em vez do cartão de crédito.
  2. Será muito mais fácil e menos dispendioso fazer compras de natal se estabelecer um orçamento prévio. Faça uma lista com os nomes das pessoas que pretende dar algum presente dividindo-as em 2 grupos: crianças e adultos. Depois, tendo em conta a extensão dessa lista e o dinheiro que tem disponível para prendas, estabeleça um valor para adultos e outro para crianças (por exemplo: até 20€ para adultos e 15€ para crianças).
  3. No caso de famílias numerosas, onde a lista de prendas de Natal a comprar parece não ter fim, existe uma solução bastante interessante. O presente dá lugar a uma lembrança (sai mais barato) ficando a prenda mais cara reservada para o aniversário da pessoa.
  4. Os seus miúdos já não são miúdos e as Barbies estão hoje esquecidas, tendo sido substituídas por roupa e MP3s. Se as Barbies estiverem em boas condições procure vendê-las online (exemplo Leiloes.net, olx). Esta ideia aplica-se a muitas outras coisas novas ou usadas mas em bom estado de conservação que possa ter arrumadas em casa já esquecidas. E o dinheiro que ganhar, porque não usar para as prendas natalicias ou para os alimentos natalícios?!
  5. Dentro de uma família, círculo de amigos ou colegas de trabalho (ou então todos!), utilize o “jogo” do Pai Natal secreto. Os nomes de cada pessoa são escritos num papel e colocados num saquinho e cada pessoa retira um papel. Compra apenas uma prenda, nesse caso para essa pessoa. No dia da troca podem ou não revelar a vossa identidade. 
  6. Quanto mais cedo começar a comprar as prendas de Natal, mais tempo terá para procurar o presente ideal, para comparar preços e para mandar vir algo de um site online que lhe fica muito mais em conta. Noutra perspectiva, a sua carteira beneficiará se comprar uma ou duas prendas por mês durante 6 meses, do que se comprar 12 prendas na semana antes do Natal. Para além disso, as compras efectuadas próxima da data serão feitas à pressa, sem grande reflexão e provavelmente a preços mais elevados. 
  7. Aproveite os saldos de Inverno (sim, logo a seguir ao Natal) e de Verão para adquirir prendas natalícias. São muitas as ideias para aproveitar: perfumes, roupa, bijutaria, livros, sapatos, acessórios…
  8. Quando não se vêem as notas e as moedas que estão a ser gastas e a conta bancária a diminuir, é mais fácil gastar mais dinheiro. Depois, quando dá conta do dinheiro que foi gasto pelo cartão de crédito ou multibanco até fica doente! Deixe o cartão em casa ou tenha apenas o valor exacto que quer gastar para as prendas. Será mais fácil controlar os gastos e manter-se fiel ao seu orçamento.
  9. As prendas caseiras são uma óptima oferta e qualquer pessoa gosta de receber um cestinho recheado de miminhos como azeites aromatizados, bolachas caseiras ou bolachinhas confeccionadas na sua cozinha, uma garrafa de vinho com um queiijinho curado, um belo laço e… um sorriso claro! Para além dos “cestos de miminhos”, existem inúmeras outras ideias: fazer velas, bijutaria, confeccionar um álbum ou caderno com papel mais grosso, muito bonito, alguns furos e fitas de cetim… Para além de sentirem o carinho e o tempo que lhes dedicou, a pessoa terá em mãos uma prenda verdadeiramente exclusiva!
Espero ter ajudado! Bom Fim-de-semana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem aqui !! :)
Agradeço a vossa participação!