beruby.com, o portal onde podes poupar!
Pode passar de boca em boca, da leitura até ao "mãos à obra", do ver para aprender ou até mesmo do saber que não ocupa lugar ... mas tudo passa pelas mãos de quem faz! E aí sim está a verdadeira arte do Ser Humano!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Chocos ... de rapar o tacho



Também combina muito bem com lulas, aliás, eu é que fiz uma adaptação. Eu gosto imenso de chocos, pequenos ou grandes mas gosto. E fiz com chocos pequenos. Mas o que eu gosto mesmo é de molhar o pão no molho. Não me envergonho nada de dizer isto ! ;)

INGREDIENTES:
2 sacos de chocos limpos ou lulas limpas de compra ou 1kg de uma delas, depende tambem do tamanho.
cebola grande
2 gemas
2 folhas de louro
margarina q.b.
800g de tomate maduro
3 colheres de sopa de polpa de tomate
sal, piri-piri, azeite q.b.
1 colher de mostarda
gotas de sumo de um limão
salsa picada

PREPARAÇÂO:
Cubra o fundo do tacho com rodelas finas de cebola. Leve ao lume com margarina e azeite. 
Pele e esmague o tomate e junte ao refogado com a polpa de tomate e vá mexendo. Tempere com sal, piri-piri e folhas de louro e deixe cozinhar mais um pouco. Quando estiver tudo macio, tire o louro e triture tudo com a varinha mágica (Caso faça num tachinho, e que nao seja fundo retire para um copo, os que acompanham normalmente as varinhas mágicas quando as compramos).
Depois dos chocos estarem bem limpos, junte ao tacho já com o preparado. Tape o tacho e deixe cozer brandamente até estarem tenrinhos.
Numa tigelinha misture as gemas, com as gotas de sumo de limão e a mostarda. Junte aos chocos já fora do lume. Acrescente salsa picada dentro ou fora do tacho (eu coloco sempre dentro).
Rectifique o sal. Acompanhe com esparguete ou arroz branco.
E... bom apetite! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem aqui !! :)
Agradeço a vossa participação!