beruby.com, o portal onde podes poupar!
Pode passar de boca em boca, da leitura até ao "mãos à obra", do ver para aprender ou até mesmo do saber que não ocupa lugar ... mas tudo passa pelas mãos de quem faz! E aí sim está a verdadeira arte do Ser Humano!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Livre-se dos ácaros!

(imagem retirada da internet)
Lembro-me da minha mãe aspirar os colchões todos os meses. Eu achava que era exagerado e que era a mania das limpezas. Quando começei eu a crer limpar o meu quarto (a fase da adolescência), aspirar o colchão era coisa que pensava em fazer uma vez por ano. Achava uma grande seca. Além disso tinha que o colocar apanhar ar uma vez por outra e achava que o quarto tinha um ambiente seco e não nessecitava. Mentira! Começei a ter comichão e passei uma noite toda a coçar-me. No dia seguinte aspirei o colchão todo e resumi que fosse disso porque nunca mais tive comichão. Resultado: Passei a fazer o mesmo que a minha mãe. Sei que há pessoas que fazem de 6 em 6 meses e que viram o colchão nessa altura, eu viro todos os meses, até mesmo para não ganhar forma e além disso por causa dos ácaros.
Os ácaros gostam de sítios escuros e se forem húmidos, melhor. Eles alimentam-se dos restos de pele humana (morta ou viva) e causam problemas na nossa saúde.

 Vamos as dicas para eles se manterem longe do vosso quarto (e do meu):

  • Peluches - Infelizmente para quem tem problemas de alergia, o melhor é evitá-los pois não dá para limpá-los sempre, apesar de eles serem fofinhos e de que se me derem de presente, eu vou adorar. 
  • Colcha, edredon e cobertores - Não use a mesma colcha que tem por cima da cama para dormir, tenha uma para usar exclusivamente à noite, assim você evita o contacto com toda a poeira ali acumulada.
  • Cortinas - Para quem é alérgico o ideal é lavá-las de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês. Mas ser mais fácil, use cortinas com tecidos que sequem rápido. Para a limpeza das percianas use o aspirador ou um pano húmido. 
  • Roupa de cama - Trocar uma vez por semana e não guarde com outros tipos de peças. 
  • Almofadas - Deixar arejar por meia hora se for guardá-los ou enquanto muda a roupa da cama, lavar se tiver manchas amareladas, mandar para a lavandaria se for de plumas ou lavar em casa se for de espuma.
  • Colchão - Uma vez por mês passe o aspirador pelo seu colchão. Eu sempre viro o lado do colchão também, quando vou trocar a roupa de cama um vez por semana pelas razo~es que já vos disse. 
  • Cama - Ao acordar espere 30 minutos (o tempo suficiente para ir ao wc, tomar o pequeno-almoço, ligar a tv para ver as notícias da manhã)antes de fazer a cama, para arejar os lençois.
  • Toalhas - Deixe secar em local onde haja vento e sol, não na casa de banho pois em ambientes húmidos são onde os ácaros se proliferam. Mude as toalhas uma vez por semana, mas se houver necessidade mude 2 vezes por semana se achar necessário.
Espero ter ajudado ;)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Opinem aqui !! :)
    Agradeço a vossa participação!