beruby.com, o portal onde podes poupar!
Pode passar de boca em boca, da leitura até ao "mãos à obra", do ver para aprender ou até mesmo do saber que não ocupa lugar ... mas tudo passa pelas mãos de quem faz! E aí sim está a verdadeira arte do Ser Humano!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Carne de porco com camarão

O meu primeiro prato feito em 2012 que achei qque merecesse um destaque aqui no meu blog. Até porque a tradição do ano novo merece sempre a presença de camarão, de um bom vinho rosê ou outro vinho verde branco fresco, com a alegria de festejar um ano novo no meio de boa disposição, tampas de panelas, tiros para o ar e foguetes raiando a noite, suando assim a meia noite.

INGREDIENTES:
1kg de carne de porco (rojões ou bifanas);
8 dentes de alho;
2 colheres de sopa de massa de pimentão;
2 folhas de louro;
sal e piri-piri q.b;
1 dl de vinho branco;
12 camarões (ou os que quiser juntar);
40 gr de margarina;
20 gr de banha;
cominhos, sal e limão q.b.

PREPARAÇÂO:
Corte a carne aos cubos ou tiras e tempere-as com alhos picados, a massa de pimentão, o louro aos bocadinhos e sal. Regue com o vinho branco e deixe em marinada durante algumas horas.
Tempere os camarões com sal e piri-piri e frite-os numa frigideira grande com margarina até que fiquem bem douradinhos. Retire-os e reserve, mantendo-os quentes.
Junte a banha e a carne de porco escorrida da marinada à margarina onde fritou os camarões. Deixe fritar sobre lume forte durante os primeiros 10 minutos.
Reduz o calor, adicione o líquido da marinada e deixe cozinhar até que a carne esteja macia e apurada. Tempere com uma pitada de cominhos e rectifique o sal.
Introduza os camarões e deixe aquecer.
Polvilhe com salsa picada, sirva com gomos de limão e acompanhe com batata frita.

Bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem aqui !! :)
Agradeço a vossa participação!