beruby.com, o portal onde podes poupar!
Pode passar de boca em boca, da leitura até ao "mãos à obra", do ver para aprender ou até mesmo do saber que não ocupa lugar ... mas tudo passa pelas mãos de quem faz! E aí sim está a verdadeira arte do Ser Humano!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Peito de Pato assado com molho de laranja e maçã

(Peito de Pato assado com molho de laranja e maçã)



Há receitas que são feitas especialmente para dias importantes e que requerem toda a nossa dedicação. Como todas é claro mas umas mais que outras. Esta fora feita para uma data importante na minha vida. Com o sabor do citrino junto com maçã e o saboroso pato foi a combinação perfeita. Uma excelente receita de José Avillez.

INGREDIENTES:
2 patos inteiros
2 laranjas
1 limão
4 dentes de alho
2 cebolas pequenas
6 raminhos de tomilho
sal q.b.

PARA O TABULEIRO:
1 dl de vinho branco
1 dl de água
1 cebola pequena
meia cenoura
1 dente de alho
2 raminhos de tomilho

PARA O MOLHO:
200 ml de sumo de laranja natural
1 cebola descascada e cortada em pedaços
1 maçã reineta descascada e cortada em pedaços
sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÂO:
Arranje os patos, esfregue-os com sal marinho e esprema a laranja e o limão espremidos, os dentes de alho esmagados, as cebolas cortadas em quartos e os raminhos de tomilho. Deixe marinar durante um período mínimo de 30 minutos. Coloque no forno, num tabuleiro fundo, a cebola cortada ao meio, a cenoura em rodelas, o alho esmagado, o tomilho, os pescoços dos patos, o vinho branco e a água. Por cima do tabuleiro, coloque uma grelha. Asse os patos em cima dessa grelha em forno aquecido a 150ºC, durante uma hora e meia, aproximadamente. Quando estiverem prontos, deixe arrefecer e retire os peitos.

Aproveite a carne restante para outra preparação (arroz de pato, por exemplo). Para fazer o molho, num tacho pequeno, com um pouco da gordura do assado, refogue a cebola e a maçã. Cubra com o molhodo pato que ficou no tabuleiro (aproveite o molho, e não a gordura). Deixe cozinhar até que a cebola fique cozida. Acrescente o sumo de laranja. Deixe levantar fervura e trituree. Passe por um passador de rede e corriga os temperos. Sirva o pato fatiado com esse molho.
Acompanhe com puré de batata.

(Poderá fazer só os peitos de pato, mas o resultado não será igual. Quando os peitos assam junto ao osso, o sabor é diferente.)

Receita de José Avillez


2 comentários:

Opinem aqui !! :)
Agradeço a vossa participação!